5 MULHERES DO REGGAE PRA VOCÊ CONHECER



Há duas semanas o Reggae se tornou oficialmente “Patrimônio Imaterial da Humanidade”, anunciou a Unesco. A decisão de tornar o estilo musical, que surgiu na década de 60 na Jamaica, foi tomada pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Muita gente desconhece a história do Reggae, que nasceu como alternativa de entretenimento aos clubes musicais caros. Quem não tinha como pagar para ir às festas caras, se reunia na rua, fazia som e curtia a vibe, com o passar do tempo a incorporação da crítica social nas letras, dos sonhos e experiências passou a ser mais corrente e o estilo tem ligação direta com a história do povo negro. Porém o gênero musical, que imortalizou cantores como Bob Marley e Lucky Dube, acaba sendo também machista e escondendo do grande público várias cantoras do estilo. Com isso, o Blog Idea Chek homenageia o Regae destacando 5 cantoras que fizeram e fazem sucesso com o estilo e são responsáveis pela expansão e estabelecimento do gênero no mundo:


RITA MARLEY
Cantora cubana, naturalizada jamaicana, foi vocal de Bob Marley e esposa dele. Conheceu o movimento Rastafári ao mesmo tempo que fazia parte de uma família cristã, o que não a impossibilitou de se afastar de ambos. Após a morte de Bob, Rita gravou vários álbuns em homenagem a ele e transformou a casa dele em Museu, além de ser presidente e fundadora da Fundação Bob Marley

RITA MARLEY

NORA DEAN
Cantora jamaicana que ficou muito conhecida por conta de seu single “Barbwire”, mas que estourou também com “Night Food Reggae”. Em meados da década de 70 se mudou para Nova York, onde se casou e se afastou da música. Na década de 80 retornou ao cenário musical com outro estilo e antes de falecer em setembro de 2016, escreveu músicas gospel.

NORA DEAN

 
DEZARIE
Nascida em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, já foi eleita a Melhor Revelação Feminina do Reggae. Possui discos que são sucessos de críticas e é muito conhecida por suas performances nos palcos em seus shows. 
DEZARIE


JUDY MOWATT
Cantora jamaicana e que junto a Rita Marley e Marcia Griffiths formou o trio de vocal de apoio de Bob Marley, fez muito sucesso na década de 80, chegando a ganhar o Grammy na categoria reggae musical.

JUDY MOWATT

 
FILOSOFIA REGGAE
Como não podia faltar representação do reggae brasileiro, destacamos por fim o Grupo brasileiro de Reggae que atualmente tem a frente não 1, mas 3 mulheres negras. O primeiro vocalista da banda foi assassinado por um policial militar e em 2002 entraram pra banda Danusa e Nina Roots que são irmãs de Denise (que já era vocal) sendo elas as grandes destaques atuais do grupo, que se alavancou no cenário do reggae brasileiro.

FILOSOFIA DO REGGAE


5 MULHERES DO REGGAE PRA VOCÊ CONHECER 5 MULHERES DO REGGAE PRA VOCÊ CONHECER Reviewed by Rede Idea Chek on dezembro 09, 2018 Rating: 5