DOIS INTEGRANTES DO MST SÃO EXECUTADOS EM ACAMPAMENTO NA PARAÍBA



Foto extraída do Twitter oficial do MST
Na noite do último sábado (08), na Paraíba, no município de Alhambra, dois integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) foram executados por homens encapuzados que invadiram o Acampamento e dispararam em direção às vítimas, que eram coordenadores do movimento. Antes de efetivar os disparos, os assassinos mandaram os demais se afastarem e direcionaram a execução sobre as duas lideranças, Orlando e Rodrigo Celestino, demonstrando ser mais um crime político de disputa territorial entre os que lutam pelo direito à terra e os grandes proprietários de terras improdutivas.

O MST é um movimento que, nacionalmente e no decorrer da história, trava a luta por Reforma Agrária, num país onde a distribuição de terra ainda é muito desigual. Segundo estudos da Oxfam Brasil realizado em 2006 (não existem dados atualizados e mais concretos) grandes propriedades somam apenas 0,91% do total dos estabelecimentos rurais, mas concentram 45% de toda a área rural do país, por outro lado, os estabelecimentos com área inferior a dez hectares representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.

A ocupação de áreas rurais improdutivas é uma prática comum do MST, que através desse método constrói assentamentos, produz matéria de consumo orgânica e redistribui terras para aqueles que não possuem. Porém, grandes fazendeiros indispostos a perder riquezas e patrimônio, ameaçam, perseguem e mandam executar membros do movimento. Só em 2017, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra), 70 pessoas foram assassinadas em disputa de terras no Brasil, dados que crescem anualmente com a ausência de políticas públicas de redistribuição e com o ódio aos movimentos sendo expandido por políticos, como Ricardo Salles, nomeado Ministro do Meio Ambiente pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro.

A luta por pão, terra e paz é uma luta viva e necessária enquanto existir um sistema que dá muito para poucos e quase nada para muitos. 

DOIS INTEGRANTES DO MST SÃO EXECUTADOS EM ACAMPAMENTO NA PARAÍBA DOIS INTEGRANTES DO MST SÃO EXECUTADOS EM ACAMPAMENTO NA PARAÍBA Reviewed by Rede Idea Chek on dezembro 09, 2018 Rating: 5