FEIRA DE SANTANA: O ESQUEMA DE MAIS DE 100 MILHÕES!


REDAÇÃO

Foto retirada do Site iBahia

No dia 18 de dezembro de 2018 Feira de Santana acordou com notícias de esquemas de corrupção que envolvem empresa de prestação de serviço de saúde no município, agentes públicos e políticos da cidade e empresários locais. O esquema foi investigado pelo Ministério Público Estadual e a ação aconteceu em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). Quase 1 mês após a investigação ser noticiada, trazemos em reportagem especial algumas atualizações e questões importantes.

Alguns veículos midiáticos da cidade trouxeram matérias em que apontavam o envolvimento da “cooperativa”, o que na verdade se trata de uma empresa que fornece serviço terceirizado. Além do envolvimento de médicos, empresários e agentes públicos. Segundo o site Jornal Expresso em matéria no dia 18, a Coopersade fornecia mão de obra para o município entre 2007 e 2018 e possui quase 1 bilhão de contratos celebrados com diversos municípios baianos e até com o Governo do Estado, entre esses municípios está Feira de Santana.

Entre as irregularidades estão:

1) Fraudes na cotação de valores de serviços;

2) Irregularidades em certames que favoreciam a própria empresa;

3) Fraudes em pagamentos realizados e que geravam superfaturamento;

4) Fraudes nas escalas de plantão de profissionais (médicos, odontólogos, enfermeiros, etc.), ou seja com envolvimento destes profissionais também nos esquemas, afinal o que gerava excedentes que eram repassados para os líderes dos esquemas através de “laranjas” e empresas de fachadas.

Todo esse esquema apresentou um impacto financeiro de mais de 24 milhões nas contas da prefeitura somente entre 2016 e 2017, e afirma-se um impacto de mais de 100 milhões em pelo menos nos últimos 3 anos. Importante cravar: nos últimos 3 anos.

Já sabemos que foram expedidos mais de 23 mandados de busca e apreensão e 10 de prisões temporárias. A operação atingiu outros municípios de outros Estados. Mas a população pouco entende os impactos dessa operação, os nomes dos envolvidos e não consegue respostas para algumas perguntas necessárias:

1) QUEM SÃO OS CABEÇAS DESSE ESQUEMA?

2) QUAL O ENVOLVIMENTO DOS ÚLTIMOS GESTORES MUNICIPAIS NESSE ESQUEMA? ELES SABIAM? E SE NÃO SABIAM, PORQUE NÃO TIVERAM CONTROLE SOBRE OS IMPACTOS FINANCEIROS?

3) QUANDO COMEÇARAM ESSAS INVESTIGAÇÕES E PORQUE SÓ AGORA FICAMOS SABENDO DISSO?

4) QUAL O POSICIONAMENTO DO EX-PREFEITO JOSÉ RONALDO, GESTOR DURANTE O FUNCIONAMENTO DO ESQUEMA, À CERCA?

São muitas perguntas sem respostas, e que a população merece ter informações transparentes. Afinal, enquanto fraudes como essas consomem boa parte do dinheiro público, a saúde oferecida é muito abaixo do necessário. O Blog não tem como responder essas perguntas também, e nem tem acesso a informações mais apuradas, mas sentimos a necessidade de fazer questionamentos públicos como estes para cumprir um papel que boa parte das figuras políticas locais e da mídia hegemônica não cumprem.

FEIRA DE SANTANA: O ESQUEMA DE MAIS DE 100 MILHÕES! FEIRA DE SANTANA: O ESQUEMA DE MAIS DE 100 MILHÕES! Reviewed by Rede Idea Chek on janeiro 08, 2019 Rating: 5