UM BREVE ENSAIO SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA

Por Jane Tanan - Bacharela em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário FiamFaam/SP


Capa do Livro "A Imprensa e o dever da liberdade" de Eugênio Bucci



O trabalho de um comunicador requer cuidado com as fontes, apuração dos fatos e checagem das informações. O ofício do jornalista não acaba com a entrevista, estende-se além dela. A liberdade de imprensa deve ser um compromisso de líderes de Estados. Caso o contrário, viveremos tempos de autoritarismo.

Na tarde de ontem, 01/01, Jair Messias Bolsonaro foi empossado presidente do Brasil. O 38º chefe de Estado recebeu 57.797.847 de votos na eleição presidencial. A equipe do novo governo determinou algumas regras aos profissionais de imprensa que fariam a cobertura da cerimônia de posse.

Quando impedido de exercer seu papel, não só o profissional da imprensa sofre, porém toda sociedade sente os nefastos efeitos do cerceamento do direito à informação. Jornalistas são responsáveis pela cobertura dos fatos históricos que acontecem no país. E os seus trabalhos precisam ser preservados, garantidos e respeitados.

A Constituição brasileira em seu artigo 220°, inciso 1° dispõe: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV”.

No livro “A imprensa e o dever da liberdade”, de Eugênio Bucci, o jornalista traz a seguinte reflexão: “A democracia guarda, nos seus fundamentos, o princípio de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido. Disso resulta que, sem o livre fluxo de informações e opiniões, o regime democrático não funciona, a roda não gira. A delegação do poder e o exercício do poder delegado dependem do compartilhamento dos temas de interesse público entre os cidadãos”.

O que vale ressaltar que o acesso à informação deve ser universal. E que todos tenham compromisso em assegurar este direito.

Fonte: Portal da Presidência da República
Texto: Jane Tanan


UM BREVE ENSAIO SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA UM BREVE ENSAIO SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA Reviewed by Rede Idea Chek on janeiro 02, 2019 Rating: 5